Ott Tanak dominou o Rali da Alemanha. Com o terceiro triunfo, o estónio entrou na corrida para o título de pilotos numa prova onde Thierry Neuville esteve discreto e Sébastien Ogier muito aquém do que seria de esperar para um penta campeão do mundo.
Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) nunca se imiscuiu no duelo entre o estónio da Toyota e o francês da Ford. Teve um sobressalto depois da terceira classificativa devido a uma fuga de óleo que foi reparada, mas segurou a terceira posição apesar da pressão de Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC).
No final do dia, Tanak liderava com 12,3s de vantagem sobre Ogier, 24,4s face a Neuville e 37,8s relativamente a Evans. Mads Ostberg (Citroën C3 WRC), com problemas de potência no seu carro motivados por um pára-choques mal montado que afectou a refrigeração do motor, não logrou manter o ritmo que lhe permitiu discutir a vitória no Rali da Finlândia e terminou o dia fora do "top ten" (11º), a 28s do seu companheiro Craig Breen (8º).
Neuville sentiu algumas dificuldades, e não só cedeu terreno face a Ogier na luta pelo "Mundial de Pilotos", como perdeu o terceiro lugar da geral para Latvala, passando a estar na estar na mira do seu companheiro Dani Sordo (+1,8s). O espanhol da Hyundai (5º) era pressionado por Esapekka Lappi (+6.0s).
Craig Breen aproveitou um erro de Elfyn Evans para garantir o 7º lugar. O britânico da Ford saiu da estrada no derradeiro troço da manhã e destruiu uma roda do Fiesta.
Durante a tarde Sordo voltou a ser o mais rápido na passagem por Arena Panzerplatte e também venceu em Panzerplatte, uma classificativa onde Ogier furou, perdeu dois minutos e caiu na classificação.
3ª ETAPA - Neuville e Ogier "acordaram" na derradeira etapa onde Sordo saiu da estrada e ficou pelo caminho e Jar-Matti Latvala foi atraiçoado pela mecânica do Toyota Yaris WRC. Estes incidentes permitiram ao belga da Hyundai subir ao segundo lugar e minimizar as perdas de pontos na corrida para o título, numa prova onde esteve sempre demasiado discreto. O mesmo se pode dizer de Ogier, que terminou num quarto lugar que à partida estava longe dos seus próprios horizontes.
A "Power Stage" foi um tira-teimas entre Ott Tanak, o piloto que dominou o Rali da Alemanha, e Sébastien Ogier que procura amealhar tantos pontos quanto possível para revalidar o título. A vitória sorriu ao francês da Ford com um mero 0,1s de vantagem sobre o estónio da Toyota.
Classificação final ?
1º Ott Tanak/M. Jarveoja, Toyota Yaris WRC - 3h 03m 36,9s
2º Thierry Neuville/N. Gilsoul, Hyundai i20 WRC – +39,2
3º Esapekka Lappi/J. Ferm, Toyota Yaris WRC - +1m 0,9s
4º Sébastien Ogier/J. Ingrassia, Ford Fiesta WRC – +1m 34,5s
5º Teemu Suninen/M. Markkula, Ford Fiesta WRC - +2m 02,9s
6º Andreas Mikkelsen/A. Jaeger, Hyundai i20 WRC - +2m 13,8s
7º Craig Breen/S. Martin, Citroën C3 WRC – +3m 08,4s
7º Elfyn Evans/D. Barritt, Ford Fiesta WRC – 2m 29,5s ?
8º Craig Breen/S. Martin, Citroën C3 WRC – +2m 39,1s ?
9º M. Griebel/A Rath, DS3 - +10m 41,2s
10º J. Kopecky/P. Dresler, Skoda Fabia WRC2 - +13m 12,8s
?"MUNDIAL DE PILOTOS" – 1º Thierry Neuville, 172 pontos; 2º Sebastien Ogier, 149; 3º Ott Tanak, 136; 4º Esapekka Lappi, 88; 5º Andreas Mikkelsen, 65; 6º Dani Sordo, 60; 7º Jari-Matti Latvala, 55; 8º Elfyn Evans, 52; etc.
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º Hyundai, 254 pontos; 2º Toyota, 2411; 3º M-Sport Ford, 224; 4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 159; etc.